Combate ao HPV na cidade de Arapiraca e no Estado de Alagoas

Sempre focando em cuidar de você, disponibilizamos uma abordagem inovadora no combate ao HPV e ao câncer de colo de útero.
quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O LACNSF, sempre focado em cuidar das pessoas com excelência, disponibiliza uma abordagem inovadora no manejo do HPV na cidade de Arapiraca e no Estado de Alagoas.

Além da imprescindível consulta com a ginecologista, o nosso serviço passa a disponibilizar também a colposcopia, a citologia cérvico vaginal e a pesquisa do HPV por técnicas moleculares.

Somos o primeiro serviço na cidade de Arapiraca a adotar essa abodagem integral das doenças associadas ao HPV.

Destacamos que  no LACNSF os casos são discutidos em conjunto pelo ginecologista, pelo patologista clínico e pelo citopatologista.

Essa abordagem inovadora e integral aumenta a acurácia diagnóstica e, em última análise, tende melhora a efetividade dos tratamentos.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano –  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada.

Estimativas de novos casos: 16.370 (2018 – INCA)

Médico Patologista Clínico e Professor de Patologia Clínica da UFAL


A maior riqueza é a saúde

atendimento

Rua São Francisco, 470, Centro/Arapiraca-AL
CEP: 57300-080

Telefone: (82) 3521-2566 / 3522-1635
Celular/Whatsapp: (82) 99657-4919

horário

segunda - sexta
6:30 às 18:00
Sábado
07:00 às 12:00

seta indicando

Envie uma mensagem

Instagram